No texto acima Moisés está dando uma bênção para a tribo de José, e ele promete preciosos frutos amadurecidos pelo sol. A melancia é certamente um destes frutos. Quanto mais quente o sol e mais seco o clima, mais gostosas são as melancias. Se há chuva demais, o gosto da melancia é insípido. Mas quando a melancia está no chão e suporta o sol numa estação seca, o conteúdo de água é usado e o fruto fica mais doce, de modo a ter o gosto de uma fruta celestial.
Que eu me lembre, eu gosto de melancia desde meu tempo de criança, quando eu ainda engatinhava, numa fazenda na Geórgia grandes, pequenas, vermelhas, amarelas, redondas, ovais, estriadas não importa que tipo. Ainda hoje posso comer melancia quase em cada refeição do dia. É uma das frutas que creio ser um dom especial do Criador. Depois que deixamos a fazenda, quase sempre tivemos que comprar nossas melancias, e por serem muito caras comíamos toda a parte vermelha (ou amarela) que podíamos, até à beirada da casca. Todas as pessoas que conheci comiam melancia desta maneira. Pensávamos que fosse a única maneira de comê-las.
Mas os fazendeiros onde moramos agora, plantam tanta melancia que apodrecem no campo. Eles têm mais do que podem comer, vender ou dar. Há mesmo tanta melancia que as pessoas nestes lugares somente comem o miolo da melancia. Uma vizinha nos contou que ela estava surpresa em saber que as pessoas no norte comem tanto da melancia, porque ela sempre havia comido somente o miolo até onde se encontram as sementes e dava o resto para as vacas. É como se fosse um pedaço do Céu poder comer somente o miolo da melancia, até estar satisfeito. É como se se estivesse gozando das bênçãos de José.